Perguntas Frequentes
 
Nesta página você vai encontrar respostas para as dúvidas mais frequentes dos nossos clientes sobre os kits de festa, ilustrações e criação de Identidade Visual. Se a sua questão não tiver sido respondida aqui, entre em contato pelo site ou envie um e-mail para katiabonfadini@gmail.com.



KITS DE FESTA EM PDF


Como funcionam os Kits de Festa em PDF?
 
Os kits digitais em PDF são pré-formatados e não possibilitam alterações em sua forma, cor ou conteúdo. Alguns itens dos kits possuem campos de texto editáveis, os quais podem ser preenchidos pelo cliente. ATENÇÃO: a versão gratuita do leitor de PDF (Adobe Acrobat Reader) não permite que a fonte estipulada para os campos de texto sofra alterações de cor e tamanho. Esse recurso só é possível na versão profissional do programa, o Adobe Acrobat Pro

 
O que é um arquivo PDF?
 
O PDF é um formato portátil para documentos (Portable Document Format), muito utilizado na elaboração da arte final de projetos gráficos por ser a extensão que permite mais estabilidade na transferência de arquivos.

Para abrir um arquivo PDF você precisa de um programa de leitura como o Adobe Reader, que é gratuito e pode ser baixado aqui: get.adobe.com/br/reader/.
 
 
Os kits de festas são enviados somente no formato PDF?
 
Sim, só trabalhamos com arquivos em PDF pois esse é o formato mais popular e mais prático de ser manipulado pelo cliente. Basta instalar o programa ADOBE READER para abri-lo e editar os campos de texto assinalados de acordo com a sua necessidade.


Em quanto tempo recebo meu kit?
 
Após a comprovação do pagamento, o cliente receberá por e-mail um link para fazer o download do arquivo e uma senha para abri-lo. Os pedidos são processados e enviados de segunda a sexta, das 9h às 18h. No caso da compra ser efetuada em finais de semana ou feriados, o material será enviado no próximo dia útil.
 


Posso receber o arquivo anexado no meu e-mail em vez do link para fazer o download?
 
Como os kits digitais possuem boa resolução para impressão, na maioria dos casos o tamanho do PDF excede o limite permitido pelo servidor para ser enviado por e-mail. 
 
 
Quantas vezes posso imprimir meu kit de festa digital?
 
Você pode imprimir quantas vezes achar necessário e na quantidade que desejar. O arquivo não pode ser desmembrado, mas o cliente tem a liberdade de imprimir somente as páginas que lhe interessarem.
 
 
Posso salvar as alterações que fiz nos campos do meu arquivo em PDF antes de imprimir?
 
A versão mais nova do programa Adobe Reader permite que as alterações feitas nos campos de texto sejam salvas para consulta posterior. Sugiro que você faça um teste para saber se a sua versão do programa salva as alterações antes de preencher todos os campos. 
 
 
Que tipo de papéis devo utilizar para imprimir meu kit?

Na última página do arquivo em PDF, você encontra uma lista com a indicação do melhor tipo de papel para a impressão de cada item, assim como a sugestão de outros acessórios úteis para a montagem dos kits.


A cor da impressão está diferente da cor que aparece na minha tela. O que pode estar acontecendo?
 

As impressoras precisam converter as cores exibidas na tela (através de luz) em cores impressas (que são formadas através de tinta). Essa conversão é feita com a ajuda de um perfil de correção de cor, também conhecido como “perfil ICC” ou “calibração”.

Este perfil determina como a conversão de cor deverá ser feita para que a cor impressa seja idêntica ou fique muito próxima à cor exibida na tela. No entanto estes perfis de cor são altamente dependentes da marca da tinta utilizada, do tipo e marca do papel e da configuração/calibração do monitor utilizado.*

Desse modo, é natural que haja uma variação de cor no seu kit de festa, mas provavelmente será algo sutil se a sua impressora estiver calibrada corretamente.

*Fonte: http://www.tudosobreimpressao.com.br/2011/08/05/porque-as-cores-ficam-diferentes-na-impressao-com-o-bulk-ink/
 

Onde é melhor imprimir: na gráfica ou em casa?
 

Ao contrário do que muita gente imagina, a impressão "caseira" em uma boa impressora a jato de tinta feita em papel especial pode ter um resultado melhor e mais "profissional" do que o impresso em gráficas rápidas. O fator "comodidade" e o controle sobre a impressão faz com que nossa recomendação seja a de imprimir em casa.


Como faço para enviar o convite do kit por e-mail?

Faça um "Print Screen" da tela e isole o convite em qualquer programa de edição de imagens. Em seguida,  basta salvar o arquivo com o nome desejado e enviá-lo aos amigos por e-mail. Eu uso o Photoshop, mas esse processo pode ser realizado em qualquer outro programa.
 

Não encontrei o tema que eu quero para minha festa aqui. Vocês aceitam encomenda de kits personalizados?

No momento não trabalhamos com kits sob encomenda, mas sua sugestão de novo tema será muito bem-vinda!
 

Sou organizadora de eventos, posso revender seus kits em meu site?
 
Não. Os kits produzidos pela loja COISAS DA BONFA são elaborados exclusivamente para uso pessoal.
 
 
Possuo uma empresa de festas. Posso usar os kits da COISAS DA BONFA em minhas decorações?
 
Sim, isso é possível, mas precisamos acertar alguns detalhes e estabelecer as regras de parceria: envie um e-mail para katiabonfadini@gmail.com




ILUSTRAÇÕES E PADRONAGENS

 
Posso comercializar produtos com as suas ilustrações e padronagens?

Sim. As ilustrações e padronagens em arquivo de imagem JPG estão inseridas em uma página no formato A4 (21 cm x 29,7 cm) e podem ser utilizadas em sites, blogs, posts ou em material impresso como camisetas, cartões, canecas, mouse pads, aventais etc. Tudo depende da sua criatividade! 

OBS: Essa permissão só é válida para as ilustrações avulsas e padronagens à venda na loja. Não é permitido comercializar posters, cartões, kits de festa impressos ou digitais.




IDENTIDADE VISUAL

Solicite um orçamento através do e-mail coisasdabonfa@gmail.com


O que está incluído no orçamento?

Para quem é leigo no assunto, nem sempre é fácil compreender essa questão somente com base na descrição do serviço:

“Criação de Identidade Visual para pessoa física ou jurídica, incluindo Logomarca (Logotipo + Símbolo) nas versões colorida e P&B, assinaturas vertical e horizontal, elementos de apoio, padronagens simples, estudos de redução, marca d’água e indicação de fontes a serem usadas em conjunto com a Logomarca”.

O processo de criação de uma identidade visual, que inclui não somente, mas também a Logomarca a ser usada para representar determinada empresa de várias formas (em materiais impressos, no cartão de visita, no uniforme dos funcionários, nos anúncios na TV, em patrocínios, em propagandas de jornais e revistas, em outdoor, busdoor, no adesivamento de carros etc.), envolve muito mais do que uma imagem ou fonte escolhida à esmo, levando-se em conta somente a estética.


Como acontece o processo de criação?

No trabalho profissional de elaboração da identidade visual, é absolutamente necessária uma fase de pesquisa e de análise de mercado, além de uma boa dose de conhecimento técnico e teórico a fim de que o resultado do projeto seja coerente e compatível com as expectativas do cliente e com o perfil do seu público consumidor.

Meu trabalho começa com a conceituação da marca e a análise do público-alvo, por meio de conversas com o cliente sobre a mensagem que ele espera passar com o grafismo/ilustração que fará parte da Logomarca (composta de Logotipo + símbolo).

Após esboçar uma peça de acordo com o briefing resultante dessa troca de informações, vou em busca de uma tipologia que se encaixe harmoniosamente com o desenho e que represente a ideia que a marca deve veicular, como por exemplo: solidez, segurança, credibilidade. Ou então suavidade, tranquilidade, carinho, preocupação com o bem-estar do cliente etc. Esses conceitos vão depender do tipo de serviço ou produto oferecido pela empresa.

Além da Logomarca colorida, é importante haver uma ou mais versões em preto e branco, para o caso de ela precisar ser impressa em uma publicação que só utilize essas cores. Em caso de patrocínios, por exemplo, é imprescindível que seja feito um estudo de redução da marca a fim de indicar ao cliente o tamanho mínimo em que ela pode ser utilizada sem que haja comprometimento de sua legibilidade. Testes com diferentes fundos de cor para avaliar os níveis de contraste e sugestão dos mais favoráveis também fazem parte desse processo de análise técnica.


O que são os "elementos de apoio" de uma Identidade Visual?

Os elementos de apoio que compõem a identidade visual são grafismos derivados da Logomarca que podem ser usados para diversas finalidades como a criação de padronagens ou marcas d’água aplicadas em embalagens para presente, estamparia de tecidos, uniformes, crachás, cartões de visita, etiquetas, brindes etc.
 

Além da criação da Identidade Visual para a minha empresa, eu também gostaria de imprimir cartões de visita, folhetos, catálogos etc. Você prepara essas artes? Elas estão incluídas no orçamento?

Na apresentação do projeto de Identidade Visual, eu incluo a simulação da aplicação da Logomarca e elementos de apoio em caixas, embalagens, sacolas, camisetas, aventais, canecas, brindes, folhetos etc. Esse material funciona como um pequeno manual para consulta, cujo objetivo é fornecer ao cliente referências que o ajudem a visualizar seu produto final, caso deseje desenvolver essas peças posteriormente.

Sim, também desenvolvo as artes finais para os materiais impressos. Para preparar a arte de cada item como, por exemplo, embalagens e sacolas, o cliente precisa fornecer informações sobre medidas, material, tipo de arquivo a ser enviado ao fornecedor, etc.

O valor da arte final para cada item não está incluído no orçamento de criação da Identidade Visual, mas está listado na minha tabela de preços, que pode ser solicitada pelo e-mail coisasdabonfa@gmail.com
.

 

Que informações eu preciso lhe passar para que você comece a trabalhar na minha marca?

Antes de iniciar a fase de pesquisa da identidade visual de empresas com objetivos similares já existentes no mercado, o que eu preciso saber do cliente é basicamente o seguinte:

1. Que conceito deseja passar com a marca?

2. Qual é o seu público-alvo e que tipo de produtos vai comercializar?

3. Tem alguma preferência por cores ou estilo de letra?

4. Você poderia me enviar Logomarcas, sites, imagens ou qualquer outra referência visual que possa me ajudar a conhecer melhor seus gostos, preferências e expectativas com relação ao projeto? Podem ser imagens de empresas concorrentes ou não, qualquer coisa que te agrade, que considere interessante, estimulante, que reflita a sua personalidade etc.

Depois de ler as respostas desse pequeno questionário e trocar mais algumas ideias com o cliente, dou início ao projeto.


Qual o prazo de entrega do trabalho?

A apresentação do layout em formato PDF ou JPG por e-mail acontece entre 10 e 15 dias úteis a partir da confirmação do depósito do sinal (50% do valor total).
 

Não preciso de todos os itens que listou. Você pode criar somente uma Logomarca colorida?

Não. Por conta de toda a pesquisa e do projeto em que existe uma sequência de passos, não é possível criar apenas uma "Logomarca colorida", "monograma" ou "letreiro" sem passar por todas as fases do desenvolvimento da Identidade Visual.


Como recebo as artes finais?

As artes finais são enviadas ao cliente em quatro formatos (AIEPSPDF e JPG) até 5 dias úteis depois da aprovação do projeto.
 

Você pode me apresentar exemplos práticos de projetos que já realizou?

Sim. Você pode acessar o portifólio completo da designer no seguinte link:

PORTIFÓLIO KATIA BONFADINI

E também dar uma olhada em alguns posts escritos por ela sobre projetos de Identidade Visual com uma amostra de cada trabalho:


É PIQUE!
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/11/criacao-de-identidade-visual-para.html

FESTARIA

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2014/01/criacao-de-identidade-visual-para.html

LA DOLCE PASTICCERIA
http://www.casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2013/07/criacao-de-identidade-visual-para-la.html
 
OUPS
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2013/03/criacao-de-identidade-visual-para-marca.html

RINA CASAMENTEIRA
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2014/01/criacao-de-identidade-visual-para-rina.html


FLOR DE AMORA
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2014/06/criacao-de-identidade-visual-para-flor.html

SAPATILE
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2014/09/criacao-de-identidade-visual-para.html

MATRAQUEANDO
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2015/05/criacao-de-identidade-visual-para.html

IPIUHA!
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2013/07/criacao-de-identidade-visual-para-marca.html

CÂLIN EN VRAC
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2010/03/voces-acreditam-em-sonhos-parte-ii.html

COOKOROTE
http://www.casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2013/11/criacao-de-identidade-visual-para_27.html

MI ORLANDO
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2016/02/criacao-de-identidade-visual-para.html
 

FALTA O Q!

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2016/10/criacao-de-identidade-visual-para-marca.html

PIPELINE

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2016/10/criacao-de-identidade-visual-para-marca_31.html

 

MY PARTY

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2017/05/criacao-de-identidade-visual-para-loja.html


IMMAGINE
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/06/criacao-de-identidade-visual-para.html

MAMÃE FAZ FESTA
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2014/09/criacao-de-identidade-visual-e.html

POTE GOURMET

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2015/08/criacao-de-identidade-visual-para-marca.html


GANACHE
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2014/07/criacao-de-identidade-visual-para.html

ARQUITETAR
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2013/11/criacao-de-identidade-visual-para.html


YUMMY
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2014/06/criacao-de-identidade-visual-para-yummy.html
 
LIMÃO ROSA
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/08/criacao-de-identidade-visual-para-marca.html
  
DOCE CONFETTI
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/12/criacao-de-identidade-visual-para.html

BEM-FEITAS
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/03/projeto-de-identidade-visual.html
 
FESTA A CAMINHO
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/06/criacao-de-identidade-visual-para-marca.html


ATELIÊ SIMONE GUIMARÃES
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2010/10/criacao-de-identidade-visual-letreiro.html
 
SUELEM MONTEIRO ARQUITETURA
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/10/design-grafico-arquitetura-criacao-de.html

 

............................................................................................................
 

Tem mais alguma pergunta? Deixe um comentário AQUI ou escreva para coisasdabonfa@gmail.com