Pesquisar
|
|
|
|
|
As impressoras precisam converter as cores exibidas na tela (através de luz) em cores impressas (que são formadas através de tinta). Essa conversão é feita com a ajuda de um perfil de correção de cor, também conhecido como “perfil ICC” ou “calibração”.
Este perfil determina como a conversão de cor deverá ser feita para que a cor impressa seja idêntica ou fique muito próxima à cor exibida na tela. No entanto estes perfis de cor são altamente dependentes da marca da tinta utilizada, do tipo e marca do papel e da configuração/calibração do monitor utilizado.*
Desse modo, é natural que haja uma variação de cor no seu kit de festa, mas provavelmente será algo sutil se a sua impressora estiver calibrada corretamente.
*Fonte: http://www.tudosobreimpressao.com.br/2011/08/05/porque-as-cores-ficam-diferentes-na-impressao-com-o-bulk-ink/
Ao contrário do que muita gente imagina, a impressão "caseira" em uma boa impressora a jato de tinta feita em papel especial pode ter um resultado melhor e mais "profissional" do que o impresso em gráficas rápidas. O fator "comodidade" e o controle sobre a impressão faz com que nossa recomendação seja a de imprimir em casa.
Como faço para enviar o convite do kit por e-mail?
Faça um "Print Screen" da tela e isole o convite em qualquer programa de edição de imagens. Em seguida, basta salvar o arquivo com o nome desejado e enviá-lo aos amigos por e-mail. Eu uso o Photoshop, mas esse processo pode ser realizado em qualquer outro programa.
Solicite um orçamento através do e-mail coisasdabonfa@gmail.com
O que está incluído no orçamento?
Para quem é leigo no assunto, nem sempre é fácil compreender essa questão somente com base na descrição do serviço:
“Criação de Identidade Visual para pessoa física ou jurídica, incluindo Logomarca (Logotipo + Símbolo) nas versões colorida e P&B, assinaturas vertical e horizontal, elementos de apoio, padronagens simples, estudos de redução, marca d’água e indicação de fontes a serem usadas em conjunto com a Logomarca”.
O processo de criação de uma identidade visual, que inclui não somente, mas também a Logomarca a ser usada para representar determinada empresa de várias formas (em materiais impressos, no cartão de visita, no uniforme dos funcionários, nos anúncios na TV, em patrocínios, em propagandas de jornais e revistas, em outdoor, busdoor, no adesivamento de carros etc.), envolve muito mais do que uma imagem ou fonte escolhida à esmo, levando-se em conta somente a estética.
Como acontece o processo de criação?
No trabalho profissional de elaboração da identidade visual, é absolutamente necessária uma fase de pesquisa e de análise de mercado, além de uma boa dose de conhecimento técnico e teórico a fim de que o resultado do projeto seja coerente e compatível com as expectativas do cliente e com o perfil do seu público consumidor.
Meu trabalho começa com a conceituação da marca e a análise do público-alvo, por meio de conversas com o cliente sobre a mensagem que ele espera passar com o grafismo/ilustração que fará parte da Logomarca (composta de Logotipo + símbolo).
Após esboçar uma peça de acordo com o briefing resultante dessa troca de informações, vou em busca de uma tipologia que se encaixe harmoniosamente com o desenho e que represente a ideia que a marca deve veicular, como por exemplo: solidez, segurança, credibilidade. Ou então suavidade, tranquilidade, carinho, preocupação com o bem-estar do cliente etc. Esses conceitos vão depender do tipo de serviço ou produto oferecido pela empresa.
Além da Logomarca colorida, é importante haver uma ou mais versões em preto e branco, para o caso de ela precisar ser impressa em uma publicação que só utilize essas cores. Em caso de patrocínios, por exemplo, é imprescindível que seja feito um estudo de redução da marca a fim de indicar ao cliente o tamanho mínimo em que ela pode ser utilizada sem que haja comprometimento de sua legibilidade. Testes com diferentes fundos de cor para avaliar os níveis de contraste e sugestão dos mais favoráveis também fazem parte desse processo de análise técnica.
O que são os "elementos de apoio" de uma Identidade Visual?
Os elementos de apoio que compõem a identidade visual são grafismos derivados da Logomarca que podem ser usados para diversas finalidades como a criação de padronagens ou marcas d’água aplicadas em embalagens para presente, estamparia de tecidos, uniformes, crachás, cartões de visita, etiquetas, brindes etc.
Além da criação da Identidade Visual para a minha empresa, eu também gostaria de imprimir cartões de visita, folhetos, catálogos etc. Você prepara essas artes? Elas estão incluídas no orçamento?
Na apresentação do projeto de Identidade Visual, eu incluo a simulação da aplicação da Logomarca e elementos de apoio em caixas, embalagens, sacolas, camisetas, aventais, canecas, brindes, folhetos etc. Esse material funciona como um pequeno manual para consulta, cujo objetivo é fornecer ao cliente referências que o ajudem a visualizar seu produto final, caso deseje desenvolver essas peças posteriormente.
Sim, também desenvolvo as artes finais para os materiais impressos. Para preparar a arte de cada item como, por exemplo, embalagens e sacolas, o cliente precisa fornecer informações sobre medidas, material, tipo de arquivo a ser enviado ao fornecedor, etc.
O valor da arte final para cada item não está incluído no orçamento de criação da Identidade Visual, mas está listado na minha tabela de preços, que pode ser solicitada pelo e-mail coisasdabonfa@gmail.com.
Que informações eu preciso lhe passar para que você comece a trabalhar na minha marca?
Antes de iniciar a fase de pesquisa da identidade visual de empresas com objetivos similares já existentes no mercado, o que eu preciso saber do cliente é basicamente o seguinte:
1. Que conceito deseja passar com a marca?
2. Qual é o seu público-alvo e que tipo de produtos vai comercializar?
3. Tem alguma preferência por cores ou estilo de letra?
4. Você poderia me enviar Logomarcas, sites, imagens ou qualquer outra referência visual que possa me ajudar a conhecer melhor seus gostos, preferências e expectativas com relação ao projeto? Podem ser imagens de empresas concorrentes ou não, qualquer coisa que te agrade, que considere interessante, estimulante, que reflita a sua personalidade etc.
Depois de ler as respostas desse pequeno questionário e trocar mais algumas ideias com o cliente, dou início ao projeto.
Qual o prazo de entrega do trabalho?
A apresentação do layout em formato PDF ou JPG por e-mail acontece entre 10 e 15 dias úteis a partir da confirmação do depósito do sinal (50% do valor total).
Não preciso de todos os itens que listou. Você pode criar somente uma Logomarca colorida?
Não. Por conta de toda a pesquisa e do projeto em que existe uma sequência de passos, não é possível criar apenas uma "Logomarca colorida", "monograma" ou "letreiro" sem passar por todas as fases do desenvolvimento da Identidade Visual.
Como recebo as artes finais?
As artes finais são enviadas ao cliente em quatro formatos (AI, EPS, PDF e JPG) até 5 dias úteis depois da aprovação do projeto.
Você pode me apresentar exemplos práticos de projetos que já realizou?
Sim. Você pode acessar o portifólio completo da designer no seguinte link:
PORTIFÓLIO KATIA BONFADINI
E também dar uma olhada em alguns posts escritos por ela sobre projetos de Identidade Visual com uma amostra de cada trabalho:
É PIQUE!
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/11/criacao-de-identidade-visual-para.html
FESTARIA
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2014/01/criacao-de-identidade-visual-para.html
LA DOLCE PASTICCERIA
http://www.casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2013/07/criacao-de-identidade-visual-para-la.html
OUPS
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2013/03/criacao-de-identidade-visual-para-marca.html
RINA CASAMENTEIRA
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2014/01/criacao-de-identidade-visual-para-rina.html
FLOR DE AMORA
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2014/06/criacao-de-identidade-visual-para-flor.html
SAPATILE
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2014/09/criacao-de-identidade-visual-para.html
MATRAQUEANDO
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2015/05/criacao-de-identidade-visual-para.html
IPIUHA!
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2013/07/criacao-de-identidade-visual-para-marca.html
CÂLIN EN VRAC
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2010/03/voces-acreditam-em-sonhos-parte-ii.html
COOKOROTE
http://www.casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2013/11/criacao-de-identidade-visual-para_27.html
MI ORLANDO
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2016/02/criacao-de-identidade-visual-para.html
FALTA O Q!
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2016/10/criacao-de-identidade-visual-para-marca.html
PIPELINE
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2016/10/criacao-de-identidade-visual-para-marca_31.html
MY PARTY
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2017/05/criacao-de-identidade-visual-para-loja.html
IMMAGINE
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/06/criacao-de-identidade-visual-para.html
MAMÃE FAZ FESTA
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2014/09/criacao-de-identidade-visual-e.html
POTE GOURMET
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2015/08/criacao-de-identidade-visual-para-marca.html
GANACHE
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2014/07/criacao-de-identidade-visual-para.html
ARQUITETAR
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2013/11/criacao-de-identidade-visual-para.html
YUMMY
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2014/06/criacao-de-identidade-visual-para-yummy.html
LIMÃO ROSA
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/08/criacao-de-identidade-visual-para-marca.html
DOCE CONFETTI
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/12/criacao-de-identidade-visual-para.html
BEM-FEITAS
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/03/projeto-de-identidade-visual.html
FESTA A CAMINHO
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/06/criacao-de-identidade-visual-para-marca.html
ATELIÊ SIMONE GUIMARÃES
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2010/10/criacao-de-identidade-visual-letreiro.html
SUELEM MONTEIRO ARQUITETURA
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/10/design-grafico-arquitetura-criacao-de.html